Aprenda Como Fazer Um Filtro dos Sonhos

06:10


A História: 

Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.

O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. 

A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro. 

Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. 

Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso são mais resistentes.


Qual o seu Significado?

Os indígenas tem a crença de que o filtro dos sonhos possui a capacidade, como o nome já sugeri, de filtras os sonhos, ou seja, deixa passar apenas os sonhos e as vibrações boas, aqueles que trazem paz e ajudam de alguma forma em nossa vida. Já os sonhos ruins e as vibrações negativas ficam presas na teia desse talismã. 

Materiais:

- Aro de bastidor ou de cipó
- Cisal
- Linha (pode ser fio encerado, linha de ponto cruz ou um cisal mais fino)
- Cola super
- Tesoura
- Penas, botões, pedrinhas, sementes, flores artificiais e todo tipo de penduricalho e balangandã que você tiver por perto.

Veja um video de como fazer um:



Algumas fotos:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Adoro filtro dos sonhos, tenho um na cor branca!
    http://toobege.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/TheMarihLeal

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Eu tenho um bem colorido, mas acho ele tão pequenininho!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho tão lindo, e o significado mais ainda! Pena que eu não sou muito boa fazendo as coisas kk bjs http://atravesdosespelhos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Dream catchers são lindos, eu adoro mas não tenho nenhum :/
    O bom é que é bem facinho de fazer, um dia eu tento :))

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. E aí, tudo bem?
    Eu acho filtro dos sonhos muito bonitos, eu tenho, mas nunca tentei fazer ^^
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estava louca para aprender, meu amigo enche meu saco por um. Amei, amei, amei.
    Beijos,
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sei fazer filtro dos sonhos, aprendi com um cara em Maresias, litoral paulista. Amo filtros fiz alguns de cipó e bambu qualquer dias mostro os de bambu

    Adorei o nome do seu blog kkk "Diario secreto de um garoto forever alone" super criativo, parabens.
    seguindo - depois me faz uma visitinha :*
    http://bananaemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. não a nada que eu ache mais lindo que o tal do filtro dos sonhos <3 pena que nunca consegui comprar um, a galera aqui cobra horrores pelos mais simples.

    ResponderExcluir
  9. O lance é as aprender a fazer mesmo!
    Interessante e ótima dica :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei , acho filtro dos sonhos uma coisa linda ;) , <3 vou tentar fazer um ! Obrigada *-*

    ResponderExcluir
  11. hahah é bem fácil né, eu tbm sei fazer aprendi no you tube tbm ;)

    ResponderExcluir
  12. Que lindos! Eu já tinha visto em imagens em tublr, mas não sabia nada a respeito. Tava procurando algumas coisas novas para enfeitar meu quarto e sem dúvida preciso de um desse! Só não sei se consigo fazer ;-; sou tão lerdinha para essas coisas...

    http://aceofangel.wordpress.com/

    ResponderExcluir